Como se parece uma alga?

Como se parece uma alga?

Então pessoal…

Agora que a gente viu como as algas estão dispersas em vários ramos da árvore da vida, vamos mostrar um pouco da ampla variedade de formas desses organismos.

  • Sabe aqueles organismos que a gente encontra na praia e parecem “plantas”? São algas! 😏
  • E aquela massa verde que a gente vê em córregos ou lagos? São algas! 😬
  • Tem ainda aquela massa pegajosa que você conhece como limo… Também formada por algas!! 😅
  • Sabiam ainda que os flamingos podem ter diferentes cores a depender do tipo de alga que eles consomem? 🤔

Além de habitarem ambientes diversos, as algas podem ser unicelulares isoladas, podem formar colônias, filamentos simples ou ramificados e até estruturas mais elaboradas. Apresentam cores diversas, diferentes funções ecológicas e estratégias de sobrevivência, e também variam grandemente em tamanho. Algumas podem ser vistas à olho nu e crescem fixas à diferentes substratos, enquanto outras são organismos diminutos, que só podem ser vistos ao microscópio.

Essa diversidade de cores e formas não te deixa curios@ para saber mais sobre esses organismos? Que tal olhar mais atentamente para os recifes no próximo passeio pela praia?! Aproveita, tira umas fotos bem bonitas e manda pra gente.

Um agradecimento especial pelas imagens de Codium e Caulerpa a Patrícia Soares (@patty_soarezz ) e de Desmodesmus e Micrasterias a Geraldo Ramos (@geraldojpr ).

3 comentários sobre “Como se parece uma alga?

  1. Sensacional este post sobre nossas amadas algas! As pessoas em em geral nao as conhecem e nao se encantam com suas cores e formas belissimas! Parabénssss!

    1. Oi Valéria, ficamos muito felizes com o seu feedback. Esperamos continuar produzindo materiais didáticos para auxiliar na popularização do conhecimento sobre as nossas algas.
      Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo