Onde estão as algas na árvore da vida?

Onde estão as algas na árvore da vida?

As algas são organismos extremamente diversos que podem ser formadas por uma ou várias células, podem ser procariotos ou eucariotos, microscópicas ou gigantescas, vermelhas, verdes, azuis ou pardas e podem ainda ser encontradas em praticamente todos os lugares do mundo. Mas o que caracterizaria uma alga então? Por muito tempo as algas foram agrupadas por serem fotossintetizantes, habitarem predominantemente o ambiente aquático e apresentarem corpo representado por um talo (sem raízes, caules e folhas). Então era assim, tudo que fazia fotossíntese, mas não tinha a estrutura característica de uma planta, era ALGA!

Acontece que existe uma enorme diversidade de organismos que se encaixam nessa descrição e foi aí que a confusão começou. Nos mais recentes sistemas de classificação, os organismos são agrupados de acordo com suas relações filogenéticas ( = de parentesco). Observando a árvore da vida, dá pra ver que as algas estão distribuídas em vários ramos distintos (cada bloco vermelho, verde ou azul é um grupo de alga). Fazendo uma comparação com os animais (incluindo os humanos), vocês conseguem ver que todos eles estão no mesmo ramo da árvore? Isso só comprova o quanto as algas são diversas.

Assim, o termo “alga” é artificial, ou seja, ele não reflete as relações evolutivas entre os grupos, reunindo organismos que estão dispersos em vários ramos da árvore da vida. Aliás, as algas estão no planeta há bilhões de anos e foram essenciais para a evolução da vida na Terra… mas isso é assunto pra outro post!

Imagem adaptada de:

  • McGrath (2020) Highlight: The Colorful History of Plastids
  • Sibbald & Archibald (2020) Genomic Insights into Plastid Evolution
  • Delsuc et al. (2005) Phylogenomics and the reconstruction of the tree of life

Por: Luanda Soares e Priscila Barreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo