Ficólogas do Algas por Elas

Vamos conhecer um pouco da nossa equipe?

Priscila (@priscillajesus ) é uma baiana que reside (e passa frio) em São Paulo. Mãe do Pedro (👨🏻) e do Thomas (🐕), louca por cafés e plantas. Ama cantar – apesar de completamente desafinada – e vive inventando motivos pra fazer festa e juntar amigos e família.

Ficou tão fascinada com seu grupo de estudo que carrega uma alga vermelha tatuada no braço. Apaixonada pela docência, sempre teve certeza de que esta seria a sua missão no mundo. E, na tentativa de deixar as aulas mais atraentes, tem trabalhado na elaboração de jogos didáticos.

Durante a pandemia teve a ideia de juntar amigas e colocar pra frente esse projeto que já tinha em mente há algum tempo. Nos próximos dias vamos apresentar as ficólogas que abraçaram essa ideia e têm trabalhado incansavelmente pra tornar esse projeto realidade.

@helenaffe é uma baiana em teste de amor pelo Rio de Janeiro (que, apesar dos pesares, continua lindo mesmo!!! 😍 🎵🎶”Ah, mas que saudade eu tenho da Bahia…” 🎵🎶). Amante inveterada da educação e da ciência, ainda tenta acreditar na utopia de uma sociedade humanamente justa, pautada nesses dois fundamentos.

Ficóloga desde a graduação, tem descoberto que a química oceânica também tem lá seu encanto! Mãe do Zeca e do Café (🐕🐕), fascinada pelo mar 🌊🌊 (o que não necessariamente inclui praia! 😅), em tempos não pandêmicos, gosta de descobrir o Rio, andar de bicicleta 🚲 e viajar 🛩.

Nordestina, natural de Fortaleza, Luanda (@lu_psoares) saiu da sua terra natal assim que terminou a graduação. Passou por Recife e depois caiu de paraquedas em São Paulo, cidade pela qual ela é totalmente fascinada. Entre seus hobbies estão viajar ✈, ir à praia 🌊, à academia💪 e dançar💃. Sua rotina inclui análises morfológicas e moleculares de algas, regadas a muito café e fitdance ao fim do dia pra ajudar a aliviar o cansaço.

A paixão pelas algas veio ainda na graduação, apesar de – naquela época – nem saber direito o que eram aqueles organismos. Mas saber que em um pedacinho de praia poderiam ocorrer dezenas de espécies foi o suficiente. Aquariana legítima (= quer ser diferente de todo mundo), decidiu estudar as algas, mais especificamente a diversidade de espécies. Hoje em dia qualquer ida à praia é motivo para procurar alguma espécie diferente.

Sabendo que a maioria das pessoas não faz ideia da importância das algas na sociedade, aceitou prontamente o convite para embarcar na divulgação científica aqui no Algas por Elas, cujo nome foi ideia dela.

Taiara (@caires_ta ) é uma baiana, de nome indígena, nascida na lindíssima Chapada Diamantina ⛰️, no coração da Bahia! Migrou para Salvador há alguns anos, onde se apaixonou pelo mar da capital baiana 🌊🏝️! Ama fazer viagens ✈️☀️❄️, tours gastronômicos 🍝🌮🥮 e dançar (t-o-d-o-s os estilos rsrs) 💃🏾!

É uma amiga para todos os momentos! Dos mais felizes aos mais tensos…Ouve todas as lamúrias d@s amig@s sem problemas, mas vai emitir opinião quer queira quer não 🙈🙉🙊 hahahaha!

Ensinar, pesquisar e aprender sempre foram suas maiores paixões🔬👩🏽‍🔬👩🏽‍🏫👩🏽‍💻! Sonhava em fazer doutorado mesmo sem saber o que significava. Fazer pesquisa científica faz brilhar seus olhos 🤩! Descobriu o fascinante mundo microscópico das cianobactérias ainda no mestrado e se tornou mãe de muitas cepas de um banco de cultivo😊!!!

Agora, enveredou pelo caminho – sem volta – da divulgação científica neste projeto de empoderamento feminino na ficologia brasileira! 💪🏾💁🏽‍♀️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo